segunda-feira, 27 de março de 2017

Aprendizagem da Leitura e Escrita

Num passado não muito distante a aprendizagem da leitura e da escrita se iniciava pelo ensino das letras, depois de sílabas e posteriormente de palavras, até chegar às frases. O papel do professor era fazer com que o aluno repetisse exaustivamente o conteúdo, até memorizá-lo, mesmo que não fizesse sentido para ele.

Hoje não se concebe mais a aprendizagem baseada na memorização mecânica, mas sim a alfabetização compreensiva na qual os contextos são de suma importância para a compreensão dos significados.
Neste modelo o papel do professor é apresentar ao aluno situações, histórias e fatos ao alcance de sua compreensão, tirando deles palavras e frases que podem ser usadas para a aprendizagem da leitura e da escrita. A cada história, fato ou contexto o universo vocabular vai se ampliando.

Compete ao professor trabalhar a percepção do aluno quanto aos aspectos fonéticos das palavras, ampliando a visão de sílabas, letras e frases.

Com base nessa visão pedagógica os alunos das diversas turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), orientados por suas respectivas professoras, desenvolvem projetos diversos que aproveitam o ensejo das datas comemorativas, dos acontecimentos diários e das histórias infantis para proporcionarem uma aprendizagem contextualizada.

Um exemplo disso foi o trabalho desenvolvido pela professora Michele Dias, do 1º ano (C.A.), que, aproveitando a comemoração do Dia Nacional do Livro elaborou o projeto: UM PASSEIO NO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, tomando por base as histórias de Monteiro Lobato.

Nesse projeto os alunos foram incentivados a pensar, falar e escrever os nomes das frutas possíveis de serem encontradas no passeio imaginário. Esta primeira etapa da atividade culminou com a preparação e degustação de uma saborosa salada preparada com as frutas levadas pelas crianças. Resultou ainda na criação de um livro de receitas elaboradas pelas crianças em conjuntos com seus pais.

Outra etapa envolveu a identificação dos diversos personagens do sítio e suas características, passando-se em seguida à leitura e escrita dos nomes desses personagens e da elaboração de desenhos e máscaras dos mesmos. Finalmente, a escolha dos personagens com quem se identificaram e sua posterior representação.

Assim, do contexto das histórias infantis emergiu um riquíssimo projeto de alfabetização que envolveu os alunos em sua totalidade, fazendo com que as aprendizagens auferidas por eles não sejam jamais esquecidas.


Fonte: http://www.escolavenancio.com.br/2016/04/aprendizagem-da-leitura-e-escrita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário